sábado, 8 de dezembro de 2012

Pela Segunda Vez

Show do Vale


Guaraná Antarctica e Skol passam a Claro nas redes sociais

Pela primeira vez desde o lançamento doIndexSocial, a Claro deixou de ser a líder do ranking de audiência, perdendo espaço para Guaraná Antarctica e Skol, no mês de novembro.  
A marca de cerveja foi a que mais avançou no período, chegando à segunda posição em novembro, depois de estar na 30ª em outubro. Já Guaraná Antarctica passou do segundo para o primeiro lugar. A única marca que saiu do ranking Top 10 em novembro foi a Gol, que no mês passado ocupava a 10ª posição. O ranking de audiência é composto pela soma ponderada de fãs, seguidores e assinantes nas redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube respectivamente), reunindo atualmente cerca de 37,4 milhões de pessoas. 
No ranking de engajamento, três marcas da AmBev aparecem como Top 5 - Brahma, Skol e Guaraná Antarctica. Estas marcas estão crescendo sua base de audiência, sem perder o foco na conversa e interação com seus consumidores. A Brahma, pelo terceiro mês consecutivo, mantém-se no topo, com o seu perfil ligado aos times do futebol carioca. Esta estratégia parece tão acertada que está se expandindo para Minas Gerais, onde a Brahma já criou perfis ligados ao Atlético Mineiro e ao Cruzeiro, o que possivelmente aumentará ainda mais sua audiência em dezembro. Habibs e Fiat Brasil completam a lista dos Top 5 de engajamento. 
O IndexSocial, criado pela Espalhe Marketing de Guerrilha, é o primeiro no país a unificar a análise de audiência e engajamento no Facebook, Twitter e Youtube. Ele segue a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações mais negociadas. Levando esta premissa para as redes sociais, a ferramenta monitora cerca de 470 marcas e, para calcular o índice, leva em conta as que detêm 80% da audiência nas três plataformas a cada dia. O ranking geral está aberto ao público em www.indexsocial.com.br, e as empresas e profissionais que quiserem ter acesso aos dados mais detalhados devem fazer uma assinatura.