Show do Vale
Corinthians guerreiro é campeão do mundo
Léo Rodrigues - Portal EBC16.12.2012 - 10h17 | Atualizado em 17.12.2012 - 13h24
Jogadores erguem a taça do Mundial de Clubes da Fifa (SC Corinthians Paulista/Divulgação)
Nenhuma palavra é melhor para classificar o time do Corinthians do que o nome do autor do gol. Aos 23 minutos do 2º tempo, o atacante peruano Guerrero aproveitou rebote em chute de Danilo e cabeceou para as redes, provocando a única alteração no placar do jogo. Ao vencer o Chelsea por 1x0, o time brasileiro se tornou campeão do Mundial de Clubes em 2012.
A tensão do jogo ficou evidente logo aos 10 minutos, quando Cahill quase marcou para o Chelsea, num chute defendido em grande estilo pelo goleiro Cássio, em cima da linha. O time inglês tentava tomar a iniciativa, mas aos poucos o Corinthians foi encaixando sua marcação e realizou boas jogadas no contra-ataque.
Leia também:
Goleiro Cássio escolhido melhor jogador da final
Torcedores do Corinthians festejam título mundial na Avenida Paulista
Goleiro Cássio escolhido melhor jogador da final
Torcedores do Corinthians festejam título mundial na Avenida Paulista
Guerrero liderava o ataque corinthiano, e por duas vezes encontrou Emerson Sheik, que não finalizou bem.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Corinthians voltou melhor, dominando o meio-campo e chegou ao gol aos 23 minutos. O Chelsea não teve outra opção a não ser sair para o jogo e colocou Oscar em campo.

Torcida do Corinthians lotou estádio no Japão. (Assessoria da CBF)
A pressão aconteceu até os minutos finais e teve seu auge no gol em impedimento assinalado por Fernando Torres aos 46 minutos. O mesmo jogador já havia perdido uma chance incrível aos 40, que parou nas mãos de Cássio, eleito melhor jogador da partida. Nervoso, o Chelsea ainda encontrou tempo para perder um jogador. Cahil foi expulso por entrada forte em Emerson Sheik.
Alívio
Antes do apito final, o time inglês ainda realizou um último lance e acertou a trave. O autor do gol, nitidamente aliviado, exaltou o papel da torcida, que adquiriu a maior parte dos 68 mil ingressos vendidos. "Esse título é para eles. Eles vieram e encheram o estádio e todos eles merecem. É um bando de loucos, e todo mundo está louco agora. Vamos comemorar", disse Guerrero.
Ouça reportagem da Radioagência Nacional:
Com o título, o Corinthians se torna bicampeão mundial, já que venceu a edição do torneio de 2000. A equipe jogou com Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson (Wallace) e Guerrero (Martínez).
Já o Chelsea teve Cech, Ivanovic (Azpilicueta), Cahill, David Luiz e Cole; Ramires, Lampard, Moses (Oscar) e Mata; Hazard (Marko Marin) e Torres.
- Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0